Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

2 ETAPA DO MARESIA PAULISTA DE SURF PROFISSIONAL

O final de semana foi de muito sol e calor no Guarujá, palco da 2ªEtapa do Maresia Paulista de Surf Profissional . Praia cheia e com isso muito consumo de bebidas e comidas por parte dos banhistas. O comércio ambulante e de barracas nas praias do Guarujá é um problema sério de Vigilância Sanitária que a prefeitura da cidade enfrenta a vários anos. A geração de lixo e micro lixo é muito grande e a falta de fiscalização desse tipo de comércio gera muitos danos à praia em geral. a pouca educação também ajuda a tornar a praia um verdadeiro lixão a céu aberto. somente quando passam os coletores nas areia é que se pode ver um pouco do que restou da beleza do Guarujá.
Quando cheguei em casa após o evento meu vizinho de 5 anos me perguntou alegre como havia sido minha ida à praia e se havia visto muitas conchinhas. Respondí com muita tristeza que hoje em dia, infelizmente, já não se encontram conchas por lá, somente filtros de cigarros, palitos de sorvete, canudinhos, etc. O que será que as crianças poderão ver em nossas praias no futuro? Decididamente é uma realidade infeliz.
Realizamos nosso trabalho, como sempre, instalando várias lixeiras, que infelizmente também não ficaram cheias. Parece que por alí as pessoas se acostumaram em não vê-las e por isso nem se dão ao trabalho querer de usá-las para melhorarem sua praia. Foram distribuídos cinzeiros portáteis aos fumantes e sacolinhas oxibiodegradáveis para descarte do lixo. Gincanas de coleta de micro lixo, como os filtros de cigarro, que contabilizaram 1227 em 10 minutos de ação das crianças, todas de luvas representando os doutores da praia e também 586 canudinhos plásticos. Na corrida da coleta seletiva, 4 baterias de crianças mostraram que elas estão por dentro da correta separação dos materiais dando um exemplo para os adultos que acompanhavam de perto. Realizamos palestras para as crianças e adultos que visitavam nossa tenda para assinarem nosso abaixo assinado. Como sempre os bonecos do Projeto Reutilizarte estiveram presentes para incentivar as pessoas a repensarem no descarte de seu material e desenvolverem a vontade de transformá-los em brinquedos ou algo reutilizável. Recebemos a visita do atleta da UOT, Leandro Moulin, que chegou as quartas de finais mostrando garra e competitividade. Mais um trabalho realizado com positividade. Recebemos também a visita da assessora da nova prefeita do Guarujá que nos convidou para realizarmos projetos na próxima gestão. Agradecemos nossos fiéis voluntários e amigos, Rubão e Sibely, que estão sempre presentes aos eventos e prontos a nos ajudar. Convidamos aos nossos voluntários para a última etapa que se realizará em duas semanas (13 e 14/12) na praia de Itamambuca em Ubatuba. Contamos o o apoio de todos e agradecemos mais uma vez nossos apoiadores pela possibilidade de realizarmos nosso trabalho.