Translate
domingo, 21 de setembro de 2008
SOS PRAIAS BRASIL NA ADVENTURE SPORTS FAIR 2008
De 04 a 07 de setembro aconteceu no Pavilhão da Imigrantes a décima edição da Adventure Sports Fair 2008. Feira internacional de esportes radicais, de aventura e turismo.
Nós estivemos presentes realizando nossa ação com o Homem-Bituca e a Mulher de Papel, distribuindo cinzeiros portáteis e adesivos de nossos apoiadores. Sempre com o objetivo de conscientizar e educar principalmente os fumantes quanto ao descarte de seu cigarro.
A Campanha Adventure Atitude com o intuito de conscientizar e educar, mostrou a todo o público presente, como respeitar a natureza e colaborar com ela. Através de folders, banners, cartazes e outras formas de comunicação, foi possível atingir os objetivos da Campanha de incentivar a coleta seletiva, reciclagem e reutilização de materiais, além de dar dicas para estimular a redução do desperdício de água, de energia, de matérias primas e o consumo sustentável.
Lembre-se: "QUEM AMA CUIDA, QUEM CONHECE RESPEITA E QUEM VALORIZA NÃO DESPERDIÇA.”
domingo, 14 de setembro de 2008
HOMEM-BITUCA NO EARTHWAVE 2008
O Homem-Bituca esteve em Santos no dia 07 de setembro, presente no Earthwave - Festival de Surf Ecovias, para a tentativa de quebra de recorde do maior número de surfistas em uma mesma onda e passou a mensagem de conscientização e preservação aos que estiveram no Quebra-Mar.
Mais de 170 surfistas entraram no mar para tentar superar a marca de 84 pessoas na mesma onda, obtida ano passado, na primeira edição do Earthwave, evento que visa chamar atenção sobre o aquecimento global.
Marcelo Marinello, o Homem-Bituca, também participou da ação. Após várias tentativas, ficou a dúvida no ar. Em uma das fotos tiradas contaram 88 surfistas.
Aproveitamos esse evento para continuar em nossa campanha contra o Aquecimento Global, SAVING THE PLANET
Quais são os maiores emissores de gases do efeito estufa?
Os maiores emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa são Estados Unidos, União Européia, China, Rússia, Japão e Índia. Entre essas nações, os Estados Unidos - responsáveis por cerca de 36% do total mundial - lideram as emissões tanto em termos absolutos como per capita. Entre 1990 e 2002, os EUA aumentaram em 15% o nível de emissão de gases, chegando a 6 bilhões de toneladas ao ano. Para efeito de comparação, todos os países membros da UE emitiram, juntos, cerca de 3,4 bilhões em 2002. A China, terceira colocada no ranking, emitiu 3,1 bilhões de toneladasQuais serão os principais efeitos do aquecimento?
Os cientistas climáticos são unânimes em afirmar que o impacto do aquecimento será enorme. A maioria prevê falta de água potável, mudanças drásticas nas condições de produção de alimentos e aumento no número de mortes causadas por inundações, secas, tempestades, ondas de calor e fenômenos naturais como tufões e furacões. Além disso, pesquisadores europeus e americanos estimam que, caso as calotas polares derretam, haverá uma elevação de cerca de 7 metros no nível dos oceanos. Outro impacto provável é a extinção de diversas espécies animais e vegetais.
Você pode e deve fazer a sua parte!
Recicle seu lixo e faça o possível para construirmos um planeta melhor.
Preserve a natureza e boas ondas!
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Sobre embalagens de TETRA PAK
Também conhecida como Tetra Pak por causa de sua fabricante, fundada na Suécia em 1951. A primeira embalagem longa vida foi criada para acondicionar creme de leite. O leite propriamente dito só ganharia sua caixinha em 1964.
O nome Tetra Pak foi escolhido quando estava sendo desenvolvida a primeira embalagem, por se parecer com a figura geométrica tetraedro. Tetra e quatro em grego e "Pak" uma abreviação para embalagem (packaging ou package em inglês).
A empresa iniciou suas operações no Brasil em 1957 e o craque Pelé foi escolhido como primeiro garoto propaganda da marca.
A embalagem longa vida contém 75% de papel, 20% de polietileno e 5% de alumínio e formada por seis camadas: quatro de polietileno, uma de papel e uma de alumínio. Os materiais criam uma barreira que impedem a entrada de luz, ar água e microorganismos, preservando o sabor e o aroma dos alimentos por três meses a um ano.
Hoje as embalagens são 100% recicláveis e uma das técnicas permite o uso da mistura de pl´stico e alumínio na fabricação de placas, telhas e outros objetos. A texa de reciclagem cresceu de 19% em 2003 para 23% em 2005.
Desde o ano passado circula na internet um boato que alerta as população sobre o número que se aparece no fundo das embalagens de longa vida de um a cinco. A mensagem diz que ele corresponderia à quantidade de vezes que o leite foi reprocessado. Na verdade a numeração se refere a controle de produção da empresa e não tem nada a ver com o leite.
RECICLAGEM
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante.
Durante a agitação do material com água e sem produtos químicos, as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Em seguida, essas fibras são lavadas e purificadas e podem ser usadas para a produção de papel utilizado na confecção de caixas de papelão, tubetes ou na produção de material gráfico, como os folhetos distribuídos pela Tetra Pak
O material composto de plástico/alumínio é destinado para fábricas de processamento de plásticos, onde é reciclado por meio de processos de secagem, trituração, extrusão e injeção. Ao final, esse material é usado para produzir peças plásticas como cabos de pá, vassouras, coletores e outros.
Outro processo de reciclagem permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas. Esses materiais têm grande aplicação na indústria de construção civil.
Outra tecnologia, esta nova e inédita, desenvolvida localmente no Brasil, trabalha com o processamento do composto de plástico/alumínio em um forno de plasma. O sistema aquece a mistura de plástico e alumínio a altíssimas temperaturas em uma atmosfera sem oxigênio (que preserva a qualidade do alumínio). Neste processo, o plástico se quebra em moléculas, transformando-se em parafina e o alumínio se funde, tornando-se matéria-prima pura novamente, que pode voltar a ser folha para uso em embalagens longa vida. Uma planta em escala industrial da tecnologia plasma iniciou a sua operação em junho de 2005 por meio de uma parceria da Tetra Pak, Klabin, Alcoa e TSL.
Onde reciclar embalagens Longa Vida
Estamos divulgando esta matéria pois quando estivemos em Pernambuco não conseguimos usinas para recolherem as embalagens Tetra Pak que foram descartadas no SuperSurf.