Translate

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sobre embalagens de TETRA PAK

Embalagem Longa Vida

Também conhecida como Tetra Pak por causa de sua fabricante, fundada na Suécia em 1951. A primeira embalagem longa vida foi criada para acondicionar creme de leite. O leite propriamente dito só ganharia sua caixinha em 1964.
O nome Tetra Pak foi escolhido quando estava sendo desenvolvida a primeira embalagem, por se parecer com a figura geométrica tetraedro. Tetra e quatro em grego e "Pak" uma abreviação para embalagem (packaging ou package em inglês).
A empresa iniciou suas operações no Brasil em 1957 e o craque Pelé foi escolhido como primeiro garoto propaganda da marca.
A embalagem longa vida contém 75% de papel, 20% de polietileno e 5% de alumínio e formada por seis camadas: quatro de polietileno, uma de papel e uma de alumínio. Os materiais criam uma barreira que impedem a entrada de luz, ar água e microorganismos, preservando o sabor e o aroma dos alimentos por três meses a um ano.
Hoje as embalagens são 100% recicláveis e uma das técnicas permite o uso da mistura de pl´stico e alumínio na fabricação de placas, telhas e outros objetos. A texa de reciclagem cresceu de 19% em 2003 para 23% em 2005.
Desde o ano passado circula na internet um boato que alerta as população sobre o número que se aparece no fundo das embalagens de longa vida de um a cinco. A mensagem diz que ele corresponderia à quantidade de vezes que o leite foi reprocessado. Na verdade a numeração se refere a controle de produção da empresa e não tem nada a ver com o leite.

RECICLAGEM

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante.








Durante a agitação do material com água e sem produtos químicos, as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Em seguida, essas fibras são lavadas e purificadas e podem ser usadas para a produção de papel utilizado na confecção de caixas de papelão, tubetes ou na produção de material gráfico, como os folhetos distribuídos pela Tetra Pak

O material composto de plástico/alumínio é destinado para fábricas de processamento de plásticos, onde é reciclado por meio de processos de secagem, trituração, extrusão e injeção. Ao final, esse material é usado para produzir peças plásticas como cabos de pá, vassouras, coletores e outros.







Outro processo de reciclagem permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas. Esses materiais têm grande aplicação na indústria de construção civil.


Outra tecnologia, esta nova e inédita, desenvolvida localmente no Brasil, trabalha com o processamento do composto de plástico/alumínio em um forno de plasma. O sistema aquece a mistura de plástico e alumínio a altíssimas temperaturas em uma atmosfera sem oxigênio (que preserva a qualidade do alumínio). Neste processo, o plástico se quebra em moléculas, transformando-se em parafina e o alumínio se funde, tornando-se matéria-prima pura novamente, que pode voltar a ser folha para uso em embalagens longa vida. Uma planta em escala industrial da tecnologia plasma iniciou a sua operação em junho de 2005 por meio de uma parceria da Tetra Pak, Klabin, Alcoa e TSL.

Onde reciclar embalagens Longa Vida

ROTA DA RECICLAGEM

Estamos divulgando esta matéria pois quando estivemos em Pernambuco não conseguimos usinas para recolherem as embalagens Tetra Pak que foram descartadas no SuperSurf.

Nenhum comentário: