Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SOS PRAIAS BRASIL PARTICIPA DA ONG BRASIL




O Que é a ONG BRASIL 2009?
Composto por exposição e congresso internacional, ONG Brasil 2009 é uma evento sem fins lucrativos, direcionado para o desenvolvimento e a capacitação das Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras e/ou com atuação no País. Organizado pela UBM Brazil, o evento tem como parceira oficial a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.
Quem são os expositores da feira ONG Brasil
- Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras ou com atuação no Brasil
- Fundações e Institutos ligados ao Governo e à iniciativa privada.

Está acontecendo no Pavilhão Azul do EXPO CENTER NORTE em São Paulo desde ontem, dia 03 e irá até o sábado, dia 05 de dezembro das 9:00h às 20:00h.
_____________________________________________________________________________
Inédito no País, ONG Brasil reúne, em São Paulo, 500 expositores entre ONGs, institutos e fundações


O objetivo do evento é reunir ongs de vários setores para trocarem informações e formarem parcerias, criando assim, uma grande rede do Terceiro Setor.


A importância das ONGs

As ONGs têm papel relevante no desenvolvimento da sociedade. Em 2000, movimentavam perto de 2 trilhões de dólares, valor que é somente superado pelo PIB dos EUA, Japão e Alemanha. Essa atividade já ocupa 4,9 % dos postos de trabalhadores. Em números absolutos, o setor envolve quase 20 milhões de funcionários remunerados e cerca de 15 milhões de voluntários espalhados pelo mundo. Estas organizações agem como transformadores sociais, lutando para melhores condições e defesas do direito da sociedade buscando  soluções sustentáveis para os problemas como serviços em  saúde , educação e ambiente.
 
Dia Internacional do Voluntário

No sábado, dia 5 (Dia Internacional do Voluntário), a partir das 9 horas, no auditório principal, acontecerá a apresentação de banco de voluntariado das ONGs participantes e depoimentos de voluntários, com participação de Silvia Maria Louzâ Naccachi, do Centro de Voluntariado de São Paulo.


                                                                        Fábio
A ONG Brasil é uma oportunidade para se expandir o conceito de trabalho voluntário no País. A falta de informações sobre entidades que abrem as portas para esse tipo de atividade, no entanto, evita que muitos, principalmente os mais jovens, tenham acesso a oportunidades no chamado terceiro setor. Isso reflete nos números. Uma pesquisa feita pela CPM Market Research em 2006 já mostrava que 54% dos jovens brasileiros queriam ser voluntários, mas não sabia por onde começar. Enquanto nos EUA, 62% da população faziam trabalho voluntário, no Brasil representavam apenas 7%, segundo os dados desse estudo. 




Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Brasil contava em 2005 com mais de 19.7 milhões de voluntários, sendo 53% homens e 47%, mulheres. Dados da pesquisa Ipsos Marplan, feita em nove centros urbanos com 50.520 pessoas durante 2004, apontaram que os voluntários brasileiros apresentavam alto índice de escolaridade: 23% eram pós-graduados e 20% já tinham completado o ensino superior. Esta proporção é bastante superior aos demais níveis de escolaridade: 3% dos voluntários são analfabetos e 9% têm ensino fundamental completo. Ainda de acordo com a pesquisa, dos voluntários brasileiros, 47% são homens e 53% são mulheres.
 

Evento tem moeda especial em circulação

Um dos destaques do evento é a Feira de Valores e Saberes Social, que acontece no sábado, dia 5, das 13h às 16 horas. A iniciativa contará com o BVSS - Banco de Valores e Saberes Sociais, onde os participantes poderão comprar, com uma moeda fictícia, cursos, oficinas, projetos ou produtos como vagas, atendimento especializado ou artesanato produzido pelas instituições. A moeda oficial será o Motirõ, palavra do Tupi Guarani que significa ideia construída em conjunto, que deu origem à palavra mutirão. As entidades participantes receberão um talão de cheques com dez folhas de 10 motirõs cada uma, totalizando 100 motirõs.
 
_____________________________________________________________________________




O Pinguin Eco e o Homem Bituca, que fazem parte de dois projetos realizados pela ONG SOS PRAIAS BRASIL, estão circulando pelo evento divulgando as campanhas de conscientização Saving the Planet e Lixo na Praia Não Pode Virar Moda, convidando os visitantes e expositores para conhecerem melhor o trabalho realizado e sobre nossos parceiros UOT, Oakley, Ômega MKTA, Esfera Soluções e Recruta.





CONVIDAMOS NOSSOS SEGUIDORES, VOLUNTÁRIOS, AMIGOS E PARCEIROS A VISITAREM NOSSO STAND NA AVENIDA C

Nenhum comentário: