A grande maioria das praias brasileiras recebe diariamente os esgotos urbanos, que causam poluição e aumentam os riscos de contração de doenças para os freqüentadores.
Os esgotos despejados no mar são um problema de saúde pública que depende em boa parte da ação dos governos para que seja solucionado.
Mas isso não significa que devemos ficar de braços cruzados. A mobilização social e a luta pelo direito de desfrutar de uma praia limpa é papel de todos. Entretanto, há um aspecto que depende muito mais das atitudes individuais dos banhistas do que dos governos: o lixo deixado nas areias. Nosso país possui um litoral com mais de 7 mil km de extensão, ou seja, temos praias e mais praias para aproveitar, mas a sensação desagradável de chegar a uma praia repleta de lixo de todo tipo, de restos de comida a embalagens de alimento, pode nos afastar desse hábito saudável que faz parte de nossa cultura. Você sabia que são deixadas, toneladas e toneladas de lixo por mês em praias brasileiras?
E que o microlixo é o tipo de sujeira que mais dá trabalho aos garis? A forma mais eficiente e barata para manter a praia limpa é o saco plástico para recolher, ao fim de um dia de praia, os restos de cada banhista. Além disso, a conscientização é um excelente caminho para evitar que as pessoas deixem lixo na praia. Veja como contribuir para manter as praias limpas e respeitar o ambiente que você vive.
- Leve um saco de supermercado todas as vezes que for à praia para jogar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo orgânico.
- Evite jogar seu lixo na praia. Normalmente, a cada 50 metros de areia, há um contêiner para depositar o seu lixo. Caso não encontre uma lixeira, não seja egoísta e preguiçoso. Leve seu lixo com você até que encontre.
- Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Os lixos acabam sendo descartados pela rede de esgoto, ficam depositadas no fundo do mar e voltam para a areia em dias de ressaca.
- Descartar lixo no mar, como sacos plásticos, restos de alimentos, garrafas pet, prejudica a vida marinha e a qualidade da água. Elemento essencial para o equilíbrio ecológico do ecosistema mundial.
- Não leve cães para praia. É proibida a presença de animais na areia das praias. No Rio de Janeiro, por exemplo, os donos que desrespeitarem essa lei podem ser levados à Delegacia de Polícia.
Lute por essa causa! Multiplique essa idéia aos seus conhecidos. Explique a importância e como contribuir para a preservação das nossas praias.
Importante
A Campanha do Dia Mundial de Limpeza de Praias, é realizada desde 1988 no mês de setembro e é considerado o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo. Nesse dia são removidos lixos das regiões costeiras, praias e canais dos oceanos, rios e lagos do mundo; ocorre a coleta de dados sobre a quantidade e qualidade deste lixo; pessoas são educadas em relação ao descarte de lixo no ambiente marinho e entre outras ações socio-educativas. A cada ano cresce mais o número de voluntários e países envolvidos nessa causa. Aproveite para se engajar este ano.
Um comentário:
Muito bom, abracei a ideia peguei algumas partes do blog e fiz um panfleto irei distribuir nas praias de salvador e juntarei um grupo de pessoas para fazer a limpeza
Postar um comentário