Estamos em Maresias para a 3ª etapa do SuperSurf e após um pouco mais de um mês na estrada e de adiquirirmos vária experiências positivas tivemos a infelicidade de receber um comentário anônimo maldoso fazendo pouco caso de nosso trabalho e com a petulância de dizer que não podemos dar exemplo pra ninguém, já que utilizamos um veículo movido a diesel e estamos jogando CO2 na atmosfera. Bem, para essa pobre pessoa de espírito que provavelmente não deve fazer nada de bom pra alguém, resta-me dar um pouco de informação e dizer que sabemos que não temos ainda o poder de sermos perfeitos, mas pelo menos não tentamos destruir o trabalho de ninguém. Muito pelo contrário queremos somar aos que tem idéias positivas para dar. Por isso abaixo um pouco de cultura ao nosso querido ANÔNIMO.
Obs: Preferimos não publicar a mensagem negativa pois preferimos plantar sementes positivas.
Biocombustível é qualquer combustível de origem biológica, que não seja de origem fóssil. É originado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açucar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, lixo orgânico, entre outros tipos.
Tipos de biocombustível
Bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa e ou da fração biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível;
Biodiesel: éster metílico e/ou etílico, produzido a partir de óleos vegetais ou animais, com qualidade de combustível para motores diesel, para utilização como biocombustível;
Biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e ou da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível, ou gás de madeira;
Biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
Bioéter dimetílico: éter dimetílico produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
Bio-ETBE (bioéter etil-terc-butílico): ETBE produzido a partir do bioetanol, sendo a porcentagem em volume de bio-ETBE considerada como biocombustível igual a 47%;
Bio-MTBE (bioéter metil-terc-butílico): combustível produzido com base no biometanol, sendo a porcentagem em volume de bio-MTBE considerada como biocombustível de 36%;
Biocombustíveis sintéticos: hidrocarbonetos sintéticos ou misturas de hidrocarbonetos sintéticos produzidos a partir de biomassa;
Biohidrogénio: hidrogénio produzido a partir de biomassa e ou da fração biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível;
Óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas: óleo produzido por pressão, extração ou processos comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização for compatível com o tipo de motores e os respectivos requisitos relativos a emissões.]
Biodiesel
Biodiesel (ésteres mono alquila) é um combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. É obtido principalmente de girassol, amendoim, mamona, sementes de algodão e de colza. É uma alternativa renovável, que resolve dois problemas ambientais ao mesmo tempo: aproveita um resíduo, aliviando os aterros sanitários, e reduz a poluição atmosférica. É uma alternativa para os combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis.
O biodiesel reduz 78% das emissões poluentes como o dióxido de carbono que é o gás responsável pelo efeito de estufa que está alterando o clima à escala mundial, e 98% de enxofre na atmosfera.
Trata-se de uma fonte renovável que, além de trazer benefícios ambientais, também possibilita a geração de empregos, tanto na fase de coleta como de processamento. Promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando emprego e evitando a desertificação, isto porque reduz a dependência energética do nosso país e a saída de divisas pela poupança feita na importação do petróleo bruto.
Os óleos vegetais podem reagir quimicamente com um álcool, para produzir ésteres. Esses ésteres quando usados como combustíveis levam o nome de biodiesel. Atualmente, o biodiesel é produzido por um processo chamado transesterificação. O óleo vegetal é filtrado, e então processado com materiais alcalinos para remover gorduras ácidas. É então misturado com álcool e um catalizador. As reações formam então ésteres e glicerol, que é separado.O biodiesel pode utilizar-se em motores diesel, em mistura com o gasóleo (geralmente, na proporção de 5 a 30%) ou puro. Também pode ser utilizado como geração de energia elétrica. Exige, por vezes, pequenas transformações do motor de acordo com a percentagem de mistura e o fabricante/modelo do motor.
Apesar de ser um combustível renovável, a sua capacidade de produção é limitada pois depende das áreas agrícolas disponíveis (que terão, também, de ser usadas para fins alimentares) e portanto só poderá substituir, parcialmente, o gasóleo. O preço do biodiesel é ainda elevado, mas as novas tecnologias permitirão reduzir os custos da sua produção.
Vantagens do biodiesel:
o biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo;
o ponto de combustão do biodiesel na sua forma pura é de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum; equipamentos a biodiesel são, portanto, mais seguros;
a exaustão do biodiesel é menos ofensiva;
o uso do biodiesel resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em espaços confinados; tem odor semelhante ao cheiro de batatas fritas;
não foram noticiados casos de irritação nos olhos; como o biodiesel é oxigenado, ele apresenta uma combustão mais completa; biodiesel não requer armazenamento especial;
o biodiesel na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petroléo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o transporte deste;
biodiesel funciona em motores convencionais;
o biodiesel requer mínimas modificações para operar em motores já existentes;
é renovável, contribuindo para a redução do dióxido de carbono;
o biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado em qualquer quantidade com diesel de petróleo;
aumenta a vida útil dos motores por ser mais lubrificante;
o biodiesel é biodegradável e não tóxico.
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