Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"SODIS" Uma grande solução para salvar vidas

Pelo menos um terço da população nos países em desenvolvimento não tem acesso a água potável. A falta de fornecimento adequado de água e de recursos de saneamento,

são fatores de sérios riscos à saúde e expõe muita gente ao perigo de contaminação de

doenças transmissíveis pela água não tratada:

Há cerca de 4 bilhões de casos de diarréia a cada ano, fora os 1,8 milhões de
casos que terminam em morte. A cada dia cerca 4500 crianças morrem de
desidratação devido a diarréia.

SODIS


Desinfecção Solar da Água

Melhora a qualidade microbiológica da água, usando a radiação solar UV-A e a temperatura para inativar agentes patogênicos causadores de diarréia.
Em 1991 Eawag (O Instituto Federal Suíço de Tecnologiae Ciência Ambiental) e oSandec(Departamento de Água e Saneamento nos Países em Desenvolvimento do Eawag) administram extensivas análises laboratoriais e de campo para o desenvolvimento e teste do Processo de Desinfecção Solar da Água (SODIS). As análises de laboratório, bem como as experiências práticas coletadas durante a aplicação em campo, revelaram uma tecnologia simples, de baixo custo com um grande potencial para melhorar a saúde daqueles que ainda não têm acesso a água de beber potável.

Desde 1995, o Sandec está empenhado em proporcionar informações, suporte técnico e recomendações às instituições locais nos países em desenvolvimento por todo o mundo, promovendo e disseminando o processo da Desinfecção Solar da Água, SODIS. Nos últimos 4 anos, nós temos coordenado a promoção e disseminação do SODIS em mais de 20 países. SODIS é usado a nível caseiro sob a responsabilidade dos próprios usuários. Assim, o Eawag não é responsável por qualquer dano causado pela falta ou aplicação inadequada do processo de tratamento da água.

O MÉTODO O processo de Desinfecção Solar da Água (SODIS) é uma tecnologia simples usada para o melhoramento da qualidade microbiológica da água de beber. o SODIS usa a radiação solar para destruir microorganismos patogênicos os quais são causadores das doenças transmitidas pela água contaminada.


O SODIS é ideal para o tratamento de pequenas quantidades de água. A água contaminada é colocada dentro de garrafas plásticas transparentes e totalmente exposta a luz solar por seis horas. A luz solar trata a água contaminada através da sinergia de dois mecanismos: Radiação no espectro de UV-A (comprimento de onde de 320-400nm) e aumento de temperatura da água. Se a temperatura da água se mantiver acima de 50°C, o processo de desinfecção é três vezes mais rápido. Como eu uso o SODIS? (em figuras)

Fatores chaves da aplicação do SODIS

Tempo e clima

O SODIS requer radiação solar e temperatura:

  • => o recipiente precisa ser exposto ao sol por 6 horas se o céu estiver limpo ou parcialmente encoberto.
    => o recipiente precisa ser exposto ao sol por 2 dias consecutivos caso o céu esteja 100% coberto.
    => durante dias chuvosos, o SODIS não funciona satisfatoriamente. Recomenda-se durante estes dias a utilização da água de chuva.

    => se a temperatura da água atingir pelo menos 50°C, será suficiente apenas 1 hora de exposição.

  • As regiões mais favoráveis ao SODIS fica entre as latitudes 15°N/ S e 35°N/ S. Estas regiões semi-áridas caracterizam-se pela alta exposição a radiação solar, poucas nuvens e chuvas (3000 horas de exposição solar ao ano). A segunda região mais favorável fica entre o equador e a latitude 15°N/ S, a radiação recebida nesta região é bem alta (2500 horas de exposição solar por ano).
    (-> ver Notas técnicas Nº 5)
Turvação da Água

Partículas suspensas na água reduzem a penetração da radiação solar e protegem os microorganismos de sofrerem a radiação.

  • => O SODIS precisa que a água esteja relativamente limpa com uma turvação menor que 30 NTU.

  • Numa água com elevada turvação, acima de 30 NTU, os agentes patogênicos terão que ser inativadosmuito mais pela temperatura que pela radiação (>50°C por pelo menos uma hora) ou deve-se filtrar a água antes de expô-la ao sol.

  • Teste de Turvação da água: coloque uma garra, cheia de água, em cima do logotipo do SODIS sobre a mesa, na sobra, e olhe através da boca da garrafa. A turvação será menor que 30 NTU, se você puder ler as letras do logotipo SODIS através da água.
    (-> ver Notas técnicas Nº 7)
Materiais e formatos dos recipientes
  • Diversos tipos de materiais plásticos transparentes são bons transmissores de luz UV e várias faixas do espectro solar. Garrafas plásticas feitas de PET (PoliEtileno Tereftalato) são mais utilizadas porque contêm menos estabilizadores UV que as garrafas PVC (PoliVinilClorídrico).

  • Como distinguir PET e PVC: As garrafas de PVC têm geralmente uma aparência azulada. Se o PVC for queimado, o cheio da fumaça é penetrante, enquanto que o cheiro da PET é doce.
    (-> ver Notas técnicas Nº 2)

  • Vidro: Também as garrafas de vidro podem ser usadas para o SODIS. Mas isso nem sempre é possível, muitos recipientes usam vidros de má qualidade, assim tais vidros não transmitem adequadamente radiação UV.

  • O envelhecimento das garrafas plásticas (devido a arranhões e fotoprodutos) levam a uma redução da transmissão UV a qual reduz a eficiência do SODIS. Muito arranhadas ou velhas, as garrafas opacas devem ser substituídas.
    (-> ver Notas técnicas Nº 3)

  • Fotoprodutos: A luz solar não apenas destrói os microorganismos patogênicos encontrados na garrafa mas também transforma o material plástico em fotoprodutos. Testes laboratoriais e de campo demonstraram que estes fotoprodutos são gerados na parte externa das garrafas. Não foi observado nenhuma migração dos fotoprodutos ou aditivos (estabilizantes-UV) para dentro das garrafas.

  • Migração de componentes orgânicos: a migração de componentes orgânicos de garrafas PET novas e reutilizadas foi constatada pela equipe de pesquisadores do EMPA (Laboratório Federal Suíço para Teste e Pesquisa de Materiais). Adipato e Aftalato como DEHA e DEHP foram detectados em concentrações muito baixas - o nível de concentração encontrado na água das garrafas PET reutilizadas ou novas foi da mesma magnitude que as concentrações de adipato e aftalato geralmente encontrados em águas de torneiras consideradas de boa qualidade.
    Mais informações

  • Formato dos recipientes: A radiação UV é reduzida com o aumento da profundidade da água. Na água com profundidade de 10cm e turvação moderada de 26 NTU, a radiação UV-A será reduzida em 50%. Isto significa que as garrafas PET não são tão eficientes para o SODIS quando a área de exposição a luz solar é pequena e quando a água tem uma profundidade de 6-10cm. Recipientes com grande área de exposição por volume de água são mais eficientes.
  • Portanto, as garrafas PET de refrigerantes são em geral, as mas facilmente encontradas e assim, de maior praticidade para a aplicação do SODIS.
Oxigênio
  • O Oxigênio representa um importante papel na aniquilação dos agentes patogênicos: a luz solar produz formas altamente reativas de oxigênio (radicais livres de oxigênio e peróxidos de hidrogênio) na água. Estas moléculas reativas contribuem no processo de destruição dos microorganismos.
    Sob condições normais (rios, lagos, açudes, fontes, torneiras) a água contem oxigênio suficiente (mais de 3mg de oxigênio por litro) e não deve receber oxigênio antes da aplicação do SODIS.

Limitações do SODIS
  • O SODIS não muda a qualidade química da água
  • O SODIS requer água relativamente limpa (turvação menor que 30 NTU)
  • O SODIS requer condições climáticas favoráveis
  • O SODIS não é eficaz para tratar grandes volumes de água

O MÉTODO É TÃO SIMPLES QUE NORMALMENTE AS PESSOAS DUVIDAM DE SUA EFICIÊNCIA. MAS ACREDITE! O MÉTODO SODIS DE DESINFECÇÃO DA ÁGUA É EFICAZ E SEGURO.

ESTAMOS DIVULGANDO O MÉTODO PARA AJUDAR NA DISSEMINAÇÃO DO PROCESSO PARA QUE CADA VEZ MAIS PESSOAS TENHAM ACESSO E CADA VEZ MENOS CRIANÇAS MORRAM POR DESIDRATAÇÃO. PASSE A DIANTE!

Nenhum comentário: