Translate

sexta-feira, 11 de abril de 2008

FAÇA A SUA PARTE!


A reciclagem é uma das formas mais eficientes de resolver o problema do lixo nas cidades, possibilitando a criação de novos empregos e renda nas cooperativas e indústrias recicladoras, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e prevenir doenças como a dengue. Isso significa melhor qualidade de vida para toda a população. Para isso a participação de todos é fundamental, separando os materiais recicláveis e encaminhando para a Coleta Seletiva.
FAÇA ASSIM:
Coloque em um saco plástico ou caixa de papelão os materiais recicláveis:
  • PAPEL- Embalagens de Tetra Pak, jornais, folhas de papel, listas telefônocas, caixas de papel e papelão.
  • PLÁSTICO - Garrafas de água e refrigerantes, tampas e tampinhas, brinquedos, embalagens de produtos de higiene e limpeza, utensílios domésticos, baldes, bacias e outras peças plásticas.
  • METAL - Pregos, parafusos, arames, fios elétricos desencapados, latinhas de alumínio, objetos de cobre, zinco, ferro e latão.
  • VIDRO - Garrafas, copos, potes de alimentos, cacos de vidro. Embrulhe bem os vidros e coloque-os em caixas para evitar acidentes.
É importante que os materiais estejam limpos e livres de gordura e outros resíduos.

Os resíduos orgânicos (lixo úmido), como sobras de alimentos, cascas de frutas, legumes e ovos, pó de café e os rejeitos (fotografias, fraldas descartáveis, espelhos, etc.) devem ser enviados para a coleta comum, que os encaminhará para os aterros sanitários.

ÓLEO DE FRITURAS

Outra coisa muito importante é o descarte do óleo das frituras. Quando acabar de utilizar o óleo, deixe-o esfriar e coloque-o em uma garrafa pet ou um frasco de vidro, mas cuidado para não deixar vazar. Segundo a CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água potável, sendo a água um dos recursos naturais não renováveis, que no futuro breve mais escassez conhecerá. Seria importante que todos nós participássemos da redução deste verdadeiro atentado ecológico que todos cometemos nas nossas casas. Hoje já existem até postos de coleta desse óleo que poderão ser reutilizados como combustível (bio diesel), ou na fabricação de sabão caseiro.
Alguns endereços:

Supermercados Pão de Açúcar
Algumas lojas da rede estão aceitando descartes de óleo de soja. Para saber qual é a mais próxima da sua casa, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 7732732.

ONG Trevo
www.trevo.org.br
Deixa um tambor de 30 ou 50 litros em empresas, fábricas ou condomínios para o descarte do óleo. Quando o tambor enche, eles vão buscar e ainda pagam R$ 0,20 por litro de óleo. Atua na Grande São Paulo.

Instituto Triângulo
www.triangulo.org.br
Faz coleta residencial em Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Para que eles façam uma visita, a doação mínima é de cinco litros. Também é possível descartar o óleo diretamente na sede da ONG, em Santo André.

Trabalha com oleo vegetal usado no RIO de Janeiro. Troca óleo de cozinha saturada por produtos de limpeza. Basta ligar tel.021.7849.0142 ID81*59592

www.revegresiduos.com.br
A REVEG COMÉRCIO DE RESÍDUOS LTDA é uma empresa de reciclagem de óleos e gorduras vegetais fundada em fevereiro/2000. Está sediada no Rio de janeiro.


Nenhum comentário: