Translate

sexta-feira, 11 de abril de 2008

SOS Praias Brasil nota melhora nas praias



Santa Catarina investe com lixeiras e o público faz a sua parte

Diante de um povo mal educado como o brasileiro em relação ao descaso de jogar lixo em qualquer lugar menos na lixeira, a ONG SOS Praias Brasil não desiste e continua investindo para reverter este quadro. Marcando presença nas principais praias do país desde 1999, o casal Marcelo Marinello e Heloisa de Azevedo começa a perceber algumas mudanças. Responsáveis pela gestão ambiental do Super Surf, eles estiveram em Santa Catarina e comemoraram.

“Percebemos que a praia da Joaquina está tendo uma boa atenção por parte dos governantes quanto à limpeza da areia, pois várias lixeiras foram colocadas no local”, afirma Heloisa, presidente da ONG. Durante a etapa de abertura do Super Surf, em Florianópolis, no começo do mês de março, a SOS Praias deu continuidade ao seu trabalho, instalando mais lixeiras para descarte, separadamente, de lixo orgânico e reciclável.

Esta seleção tem reforçado a importância e a necessidade de vivermos em um planeta sustentável. “Desde o ano passado, realizamos a coleta de todo o lixo gerado pelos estandes do evento, selecionando e direcionando para a reciclagem”. No total foram recolhidos 807 kilos de material descartado que por pouco, não lotou a caçamba do caminhão. “Tudo iria para o lixão da cidade se não houvesse a separação e enviado para uma usina de reciclagem”, conta Heloisa.

Segundo a dirigente da ONG, o público está ficando mais consciente. “Os banhistas, em sua grande maioria, respeitaram o meio ambiente e utilizaram corretamente as lixeiras, colaborando para o nosso trabalho final”. Depois de cinco dias na praia da Joaquina, a SOS Praias Brasil seguiu para a praia do Rosa, em Imbituba, onde aconteceu a primeira etapa do Brasil Tour, e gostaram do que viram.

“A praia do Rosa está se tornando um exemplo de preservação e cuidado. Seus moradores e empresários locais sempre realizam mutirões de limpeza, não só na praia, mas também nas ruas”, revela Heloisa. A preocupação de manter o local limpo é tão grande que a faixa de areia em frente aos restaurantes é freqüentemente varrida com rastelo para a retirada de todo micro lixo como bitucas de cigarro, palitos de fósforos, canudos, papéis de bala, entre outros itens.

Infelizmente, nem tudo são flores. Nas viradas de ano, os turistas são os maiores responsáveis pelo desleixo e perigo. “Tomamos conhecimento que na época das festas de fim de ano, os turistas insistem em levar garrafas de vidro para a praia e abandoná-las na areia. O que coloca em risco a vida de outros, pois sempre quebram e ficam os cacos de vidro. Esses desavisados precisam rever seus conceitos. Lamentavelmente, não é só por lá que isso acontece”, adverte.

Para acompanhar as ações da ONG SOS Praias Brasil ou patrocinar o trabalho, basta acessar o site www.sospraiasbrasil.org.br. Contato pelo telefone (11) 8428-3802 ou e-mail sospraiasbrasil@gmail.com

Empresas que possuem o compromisso com a responsabilidade social e ambiental apóiam o projeto. Entre elas estão a Oakley, Gretta Silk, UOT (Union Ocean Team), Nokynoy, Fama Assessoria e Esfera Soluções.

Informações: SOS Praias Brasil
(11) 8428-3802
www.sospraiasbrasil.org.br

Nenhum comentário: