Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Nossa TERRA para o amanhã


Ontem, dia 22 da abril, foi o Dia da Terra. Criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.
Bem, a data passou, mas nós como habitantes desta Terra devemos nos lembrar de preservá-la, todos os dias. Atitudes simples, possíveis a qualquer indivíduo, adulto ou criança, que podem e devem ser praticadas.

O que você sente pela Terra?

Experimente. Respire fundo e sinta o aroma. Pegue um pouco da terra molhada com as mãos. Esfregue. Sinta nos dedos, na palma das mãos. Passe no rosto; sinta como se fosse um beijo.
Coloque um pouco na língua. Não tenha receio! Lembre-se da infância, de quando isso era natural; de quando nada dessa nossa cultura ainda havia sido colocada em você! De quando a natureza e você eram uma coisa só. De quando você e sua mãe eram uma coisa só!

Estranho, né? Pois é assim que somos em relação à Terra. Estranhos. Como num país cuja língua e costumes não entendemos. Em um dia de folga aproveite para sentir a Terra.

Como você pisa na Terra?

Convide seus amigos, parentes, alunos, colegas de trabalho ou de escola e a sua comunidade a fazerem o mesmo. Apresente uma pesquisa, debata o assunto, prepare uma apresentação ou escreva algo que provoque à reflexão.

Não só no dia 22 de abril, mas em qualquer dia, hoje, amanhã ou depois. O importante é que comece a mudança em você. Economize todo tipo de energia e evite qualquer tipo de desperdício ou poluição. Desligue os eletrodomésticos e as luzes de vez em quando; escove os dentes com apenas um copo d'água; alimente-se de frutas e verduras cruas para variar; beba água; evite o consumo exagerado; deixe o carro na garagem e aproveite para caminhar, possivelmente descalço, sobre a Terra que nos hospeda.

Aja lentamente e respire com calma, fale baixo. Use o dia para meditar e descubra as atitudes que podem ajudar a preservar a Terra.



E lembre-se:
VOCÊ FAZ PARTE DELA!

Nenhum comentário: